Sinopse
MORRER COMO UM HOMEM é a história do último inverno da vida de Tonia, uma veterana do espectáculo de travesti lisboeta. Enquanto Tonia luta contra a dependência da heroína de Rosário, o seu namorado heterosexual, o mundo à sua volta implode: o espectáculo de travesti agoniza, a concorrência de artistas mais novas ameaça o seu estatuto de vedeta.
Pressionada por Rosário a dar o último passo para assumir a sua identidade feminina, a mudança de sexo que a irá transformar numa mulher, Tonia luta contra as suas mais profundas convicções religiosas. Se por um lado quer ser a mulher que Rosário deseja, por outro sabe que perante Deus nunca poderá ser essa mulher.
Tonia sabe que está doente. Com a desculpa de afastar Rosário da cidade e da droga, partem numa viagem ao campo. Perdidos, entram numa floresta encantada, um mundo mágico onde conhecem a enigmática Maria Bakker, que vai revelar a Tonia o sentido da vida e o segredo das transfigurações.
De volta a cidade, algo de sublime sela esta história: num dos primeiros dias de Primavera, a morte irá juntar dois homens que se amam, e juntos regressam à floresta encantada.
Prémios
​
World Premiere
Official Selection - Un Certain Regard 2009 - 52 nd Festival de Cannes - Cannes, 2009
Melhor Longa-Metragem
Queer Film Festival "Mezipatra", Brno e Praga, República Checa, 2009
Melhor Longa-Metragem
SPA/RTP, Portugal
​
Melhor Longa-Metragem
Cine del Futuro, BAFICI - Buenos Aires International Independent Film Festival, Argentina 2010
Projecto seleccionado pelo L'Atelier
52º Festival de Cannes, França, 2007
Nomeação para Melhor Actor para Fernando Santos
Prémio Autores SPA/RTP - Portugal, 2010